Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Siga

Ir para conteúdo

Prefeitura de Carazinho - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
27
27 FEV 2020
SEC. SAÚDE
Coronavírus é pauta de reunião

Embora ainda não haja casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (nCoV-2019) em Carazinho até esta quinta-feira (27), a administração municipal por meio da Secretaria da Saúde já está tomando medidas preventivas para o município.

Na tarde de hoje (27), o prefeito Milton Schmitz se reuniu com a secretária da Saúde, Anelise Almeida e os médicos Gustavo Espanhol e Darlan Lara, representando o Hospital de Caridade de Carazinho – HCC, além da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz.

Na ocasião, foram discutidas as medidas de prevenção e instruções sobre características e sintomas causados pelo vírus, a fim de orientar a população sobre os cuidados de higienização que devem ser tomados em locais públicos, levando em consideração, principalmente a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional e que atrai grande público do Brasil e exterior.

Na ocasião, a secretária Anelise entregou ao chefe do executivo o Plano de Contingência do coronavírus para Carazinho, que estará disponível em breve no site oficial da prefeitura.

Sintomas

Os sintomas da infecção pelo do novo coronavírus podem parecer como os de uma gripe ou resfriado, o que dificulta o diagnóstico, por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região onde foi o início da circulação deste novo vírus, a China, ou para outro país com histórico de circulação da doença, comunique aos profissionais de saúde.

Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.

Não há tratamento antiviral específico recomendado para a doença causada por este novo vírus. Mas as pessoas infectadas devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas e ficarem em isolamento domiciliar para evitar a transmissão.

Prevenções

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete líquido ou formulação alcoólica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento

• Usar lenço descartável para higiene nasal

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

• Evitar tocar os próprios olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

• Manter os ambientes bem ventilados

• Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais do covid-19 ou tenham infecções respiratórias agudas

• Não compartilhar objetos como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons

• Evitar compartilhar chimarrão

Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Carazinho-RS
SIGA-NOS
endereço
ENDEREÇO
Av. Flores da Cunha, nº 1264
CEP: 99500-000
atendimento
ATENDIMENTO
De Segunda-feira a Sexta-feira das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h00.
contato
CONTATO
(54) 3331-2699
prefeitura@carazinho.rs.gov.br
newsletter
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber, em seu e-mail, informativos da Prefeitura de Carazinho
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia