Notícias

10 . 02 . 2018

SAE intensifica campanha de prevenção no período de Carnaval

 

Durante todo o mês de fevereiro a Secretaria da Saúde através do Serviço de Atendimento Especializado – SAE intensificou a distribuição de preservativos (masculinos e femininos) e gel lubrificante. Na tarde da sexta-feira (09) a equipe do SAE distribuiu os insumos e folders explicativos sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além de conversar e orientar a população sobre a importância da prevenção.

 

Atualmente, 830 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil e, destas, 548 mil em tratamento. São 694 mil pessoas diagnosticadas, e 548 mil pessoas me tratamento. Os jovens são os que menos usam preservativos, razão pela qual são foco da campanha. Pesquisas realizadas apontam queda no uso regular de camisinhas entre a faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

 

Segundo a coordenadora do SAE, Angela Garcia, a campanha pretende conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da camisinha, riscos, prevenção e o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente nesse período de Carnaval.

 

Nos próximos dias, é previsto que a equipe realize uma nova campanha para a realização de testes rápidos.

Autor: Assessoria de Comunicação