Meio Ambiente

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Ações do departamento

 


Gincana Ecológica

Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente o DEMA promove anualmente na primeira semana de Junho a Gincana Ecológica, fazendo parte das comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente. Alunos da rede municipal de ensino participam durante a Semana Eco Carazinho, instituída pela Lei nº 7.485/2012, da gincana que compreende diversas atividades que abordam aspectos sobre flora e fauna local, preservação ambiental, reciclagem e coleta seletiva, sensibilizando-os quanto às consequências de atitudes incorretas nas questões ambientais e incentivando a adoção de novos hábitos e valores que resultem em uma melhoria do meio ambiente

 

Objetivo: Promover educação ambiental em Escolas de Ensino Fundamental, desenvolvendo atividades voltadas às questões ambientais de forma dinâmica e interativa, conscientizando os alunos em relação à proteção ambiental. Abordar a importância da conservação do Meio Ambiente e da sustentabilidade.


[topo]

 


Coleta de resíduos eletrônicos

Promoção de coletas anuais de resíduos eletroeletrônicos onde são coletados computadores, televisores, celulares, etc. E após esta coleta estes resíduos são encaminhados para reciclagem por meio de empresas devidamente licenciadas.

 

Objetivo: Sensibilizar a população quanto aos riscos da destinação inadequada de resíduos eletrônicos e promover coletas anuais desses materiais.


[topo]

 

 

Ponto de coleta de pneus (Ecoponto)

Ponto de armazenamento temporário para coleta de pneus inservíveis, onde empresas cadastradas depositam os pneus inservíveis que são encaminhados para reciclagem. Objeto do convênio firmado pela municipalidade, atenta às questões ambientais e de saúde.

 

Objetivo: Desenvolver ações conjuntas e integradas visando à proteção do meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos inservíveis.


[topo]

 

 

Coleta de óleo de cozinha

O DEMA disponibiliza um ponto de coleta de óleo de cozinha usado e incentiva por meio de material informativo a destinação final adequada de óleo de cozinha, que é utilizado para produção de biodiesel pela empresa responsável pela coleta.

 

Objetivo: Promover e incentivar a destinação adequada de óleo de cozinha.


[topo]

 

 

Coleta de pilhas

São disponibilizados cerca de 40 coletores de pilhas em pontos de grande circulação da cidade, abrangendo todos os bairros, que são encaminhados para logística reversa, reciclagem e destinação final ambientalmente adequada dessa matéria.

 

Objetivo: Estimular a adesão e consciência do consumidor e promover a disposição ambientalmente adequada de pilhas e baterias.


[topo]

 

 


Visitas orientadas

Durante todo o ano são agendadas visitas monitoradas, cursos, oficinas, campanhas educativas e capacitações de temas relacionados a questões ambientais, sendo necessário agendamento prévio com antecedência mínima de uma semana.

São agendadas visitas orientadas ao Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz, Praça Central Albino Hillebrand e Praça Alfredo D'amore.

 

Praças

As praças estão inseridas no centro urbano de Carazinho, portanto apresentam uma realidade diferente a que os participantes estão acostumados em relação às visitas a áreas verdes. Durante a visitação, são abordados assuntos relacionados a importância da arborização urbana, flora e fauna nativa, fisiologia vegetal, etc., além de identificação de espécies arbóreas.

Objetivo: Incentivar os participantes para que, através do contato com a flora e fauna local no ambiente urbano, conscientizem-se quanto à importância da arborização urbana. Despertar o interesse da comunidade na conservação do meio ambiente.

Público Alvo: Escolas e Comunidade em geral.

É necessário agendamento prévio.

Horário e Turno: o roteiro é feito duas vezes por semana, duas vezes ao dia, um pela manhã, com início às 9h, e outro pela tarde, com início às 14h, dependendo das condições climáticas.


Parque Municipal

Mais informações no item Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz.


[topo]

 


Palestras e Oficinas

Durante todo o ano, desde que previamente agendadas, profissionais da área ambiental do Departamento Municipal de Meio Ambiente ministram palestras e oficinas com temática ambiental. São abordados assuntos relacionados a legislação ambiental, arborização urbana, resíduos sólidos, etc.

 

 Galeria de fotos


[topo]